A psicoterapia é um processo de auto-conhecimento que visa ampliar a percepção de si mesmo e do mundo. Seu objetivo é buscar o equilíbrio emocional nos momentos de crise e nos processos de mudanças além de proporcionar ao indivíduo lidar melhor com a ansiedade, o estresse ou a depressão.


quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Depressão

A depressão pode ter seus principais sintomas confundidos com tristeza, apatia, preguiça, irresponsabilidade entre outros e, em casos crônicos, fraqueza ou falha de caráter.

Na realidade este desânimo perante a vida não é falta de atitude e sim um desequilíbrio bioquímico dos neurotransmissores (mensageiros químicos do impulso nervoso) responsáveis pelo controle do estado de humor.

A serotonina e a dopamina são neurotransmissores que estão muito associados ao estado afetivo das pessoas. A serotonina está ligada a sentimentos de bem estar ou mal estar. Ela regula o humor, o sono, a atividade sexual, o apetite, o ritmo cardíaco, as funções neuroendócrinas, temperatura corporal, sensibilidade à dor, atividade motora e funções cognitivas. A dopamina está associada à sensação de euforia, entusiasmo e prazer, além de regular o controle do movimento, da percepção e da motivação.

Na depressão a dopamina a serotonina e outras substâncias químicas como a noradrenalina, ácido gama-aminobutírico e acetilcolina ficam alterados, desorganizando o estado de humor, as emoções, capacidade mentais e o bem estar geral do organismo.


Sintomas
Após um período de tristeza, a pessoa esmorece e fica “isolada do mundo”. Não sente vontade de reagir, não acha graça em nada, se sente angustiada, sem energia, chora facilmente, tem dificuldade para começar uma tarefa, dificuldade em terminar o que começou, persistência de pensamentos negativos e um mal-estar generalizado: indisposição, dores pelo corpo, insônia ou sonolência, alterações no apetite, falta de memória, concentração, vulnerabilidade, fraqueza, taquicardia, dores de cabeça, suores ou outros sintomas físicos que joga a pessoa pra baixo.

Causas
A classe médica acredita que a depressão é um fator genético, pois aparecem em algumas famílias e em gêmeos também. Por isso é importante investigar se há casos de depressão na família do doente, pois as chances genéticas são grandes.

A depressão também pode ocorrer depois de uma situação estressante ou de perda. É comum sentir-se triste, desesperado numa crise financeira, separação ou morte de um ente querido. Também é normal se sentir fragilizado após uma situação estressante como um assalto, estupro ou seqüestro. Esta tristeza e medo tende a passar depois de um período de duas semanas a seis meses, depois disto a vida tende a ir voltando a sua normalidade. Porém, as vezes a pessoa não consegue reagir e esta tristeza se transforma em depressão, principalmente em pessoas com predisposição à doença.

Existem também algumas doenças físicas que podem causar depressão: esclerose múltipla, derrame, hepatite, hipotireoidismo, apnéia do sono, hipertensão, insuficiência cardíaca, diabetes. Além das doenças terminais como câncer e AIDS.
Alguns medicamentos e drogas também levam á depressão como: cortisona, anfetaminas, pílulas anticoncepcionais, quimioterapia, álcool, crack, êxtase, maconha entre outros.

Tratamento
O tratamento inclui psicoterapia e remédios antidepressivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário