A psicoterapia é um processo de auto-conhecimento que visa ampliar a percepção de si mesmo e do mundo. Seu objetivo é buscar o equilíbrio emocional nos momentos de crise e nos processos de mudanças além de proporcionar ao indivíduo lidar melhor com a ansiedade, o estresse ou a depressão.


quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Stress Pós Traumático

É o desenvolvimento de sintomas após a vivência de uma situação real e ameaçadora. Vitimas de seqüestro, assaltos, estupros, torturas, ataque terrorista, acidentes naturais, acidentes automobilísticos graves, vítimas de guerras, ferimentos graves, morte súbita de entes queridos, ferimentos ou doenças graves de familiares ou pessoas próximas, testemunhas de violência e etc.

É comum essa vítima desenvolver um medo intenso e reviver o trauma em recordações aflitivas, incluindo imagens, pensamentos, sonhos recorrentes, flashbacks e alucinações. Fazendo com que está pessoa fique distante do mundo real, evitando entrar em contato com tudo o que lembre o evento. Este trauma se não tratado pode prejudicar o desempenho, o bem estar e a vida desta vítima.

Sintomas
Dificuldade em manter o sono, irritabilidade, surtos de raiva, dificuldade em concentrar-se, hipervigilância, medo, apatia, resposta de sobressalto exagerada, tristeza profunda. Recordações aflitivas e recorrentes, sonhos perturbadores e recorrentes, flashbacks e alucinações. Estes sintomas podem ocorrer logo após o trauma e perdurar até seis meses.



Tratamento
O tratamento é feito com medicamento e psicoterapia, mas é importante tratar para que não ocorra outra doença como depressão e transtorno do pânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário